O Cruzeiro comemora 90 anos neste domingo. O Cruzeiro faz aniversário, mas a data passa em branco. Celebrações e novidades estão sendo aguardadas somente para esta segunda-feira, quando será realizada uma cerimônia religiosa, o clube irá anunciar novos patrocínios e, provavelmente, novos reforços para o elenco de 2011.Clube completa 90 anos de fundação. Novidades para 2011, só na segunda
O ano promete fortes emoções. O Cruzeiro passou 2010 em branco e a torcida vai cobrar, mais do que nunca, a conquista de títulos. E serão três oportunidades: Campeonato Mineiro, Libertadores e Campeonato Brasileiro.
Até agora, o clube mineiro contratou apenas um reforço para 2011: o zagueiro Naldo, que estava na Ponte Preta. Além disso, a diretoria acertou o retorno do atacante Kieza, que estava no time de Campinas - que vai receber o zagueiro Wellington. Nos últimos dias do ano, o Cruzeiro perdeu o ex-capitão Leonardo Silva, que não renovou a permanência para a temporada atual.
Relembre a trajetória vitoriosa do Cruzeiro em 90 anos:
Cruzeiro sonha em colocar, de novo, nome na taça da
Libertadores (Foto: Richard Fausto/Globoesporte.com) |
A estreia oficial do clube celeste ocorreu no dia 3 de abril do ano de sua fundação, em partida realizada no antigo Estádio do Prado Mineiro. O então Palestra Itália venceu um misto de equipes da cidade de Nova Lima, por 2 x 0.
O primeiro título mineiro conquistado veio em 1926 e em grande estilo, ao aplicar um retumbante goleada de 10 x 1 sobre o Grêmio, no estádio do Barro Preto.
De Palestra a Cruzeiro
Em virtude da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial em 1942, um decreto-lei do governo federal proibiu o uso de termos relacionados às nações inimigas. Com isso, o Palestra Itália passou a chamar-se Palestra Mineiro.
Posteriormente, em 7 de outubro do mesmo ano, veio a mudança definitiva de nome, após reunião entre sócios e dirigentes. Inspirado na constelação do Cruzeiro do Sul, símbolo maior da pátria, foi dado o nome de Cruzeiro Esporte Clube, uma sugestão do ex-presidente do Clube, Oswaldo Pinto Coelho.
A imagem do Cruzeiro resplandece
Cruzeiro Brasileiro de 1966 (Foto: Reprodução) |
Os anos 70 foram marcados por elenco que marcou época. Eternos ídolos como Raul Plassmann, Zé Carlos, Nelinho, Palhinha, Revétria, Dirceu Lopes, Piazza, Perfumo e Tostão vestiram a camisa celeste e ajudaram a firmar o Cruzeiro entre os melhores do Brasil e do mundo.
A década de 80 foi pobre em conquistas e o Cruzeiro voltou a brilhar nos anos 90, conquistando títulos de expressão. Como a Supercopa em 91 e 92. Em 97, foi bicampeão da Libertadores, em 13 de agosto, com uma vitória sobre o Sporting Cristal, do Peru, por 1 x 0, diante de quase 100 mil torcedores, que lotaram o Mineirão.
Também na década de 90, o Cruzeiro conquistou a Copa da Brasil por duas vezes (93 e 96). E encerrou o século 20 como o melhor clube brasileiro, de acordo com levantamento realizado pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) - que baseou o estudo qualificando os clubes da América do Sul que disputaram competições internacionais no século passado.
O século XXI iniciou com o tricampeonato da Copa do Brasil. Em 2003, a tão comemorada tríplice coroa: campeão mineiro, alcançou o tetra da Copa do Brasil e título da principal competição do país, o Campeonato Brasileiro, com uma campanha recorde.
A equipe comandada em campo pelo ídolo Alex, atingiu 100 pontos e foi campeã com quatro rodadas de antecedência. A melhor campanha realizada no campeonato, na era de pontos corridos.
O Cruzeiro encerrou a primeira década do século XXI sendo campeão estadual por mais quatro vezes, após a conquista da Tríplice Coroa: em 2004, 2006, 2008 e 2009.
Parabéns, Cruzeiro!
FONTE: Globoesporte.com