PROPOSTA COMERCIAL | EDIÇÃO DE LANÇAMENTO

UFMA - Resenha: Twitter rede social e ferramenta comunicacional

Escrito por: Luana Barros    

Uma nova forma de fazer comunicação tem povoado computadores, laptops, celulares e aparelhos eletrônicos de comunicação em todo o mundo. O twitter, como rede social e ferramenta comunicacional está presente não apenas na vida dos jornalistas; mas na vida de crianças, adolescentes e adultos de diversas profissões e perfis que fazem deste seu diário virtual. Assim, mais que estar nos lugares é importante estar sempre online. Surge então, a necessidade das pessoas falarem e saberem o que os outros fazem, sentem e vivem.
Dessa forma, o fazer jornalístico e o dia-a-dia dos mais diversos profissionais tem se modificado com o advento de novas tecnologias. Para uma grande parcela da sociedade, uma empresa ou pessoa que não existe no mundo virtual não existe no mundo real, a relação do real com o virtual se encontra cada vez mais em uma linha limítrofe.
Segundo o Professor André Manta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), “o desenvolvimento ultra-rápido das tecnologias de comunicação, a expansão das redes de informação e a criação de interfaces amigáveis, que utilizam recursos de multimídia e hipertexto, estão acelerando o processo de digitalização das mídias tradicionais. Hoje, os mais importantes jornais e revistas do mercado editorial mundial estão na Internet”.
O jornalista Gerson Luiz Martins, doutor em jornalismo pela ECA/USP, nos explica como as redes sociais interferiram nas últimas eleições brasileiras, já que há pesquisadores afirmando que se não fosse a internet não teria havido segundo turno.
“As redes sociais na internet tem sido um grande aliado da classe política nestas eleições. Redes sociais são os aplicativos de internet que promovem o relacionamento entre as pessoas de uma determinada classe, grupo. Entre as redes sociais estão o Orkut, MSN, Facebook, Twitter, My Space, Skype, Blogs entre outros. As mais comuns no Brasil são Orkut, MSN, Facebook, Twitter e os Blogs. Estes dois tiveram um crescimento acentuado nos últimos anos. No caso do Twitter é a rede que mais amplia sua base de usuários e da qual os candidatos a cargos políticos mais se tem utilizado. O Twitter possibilita uma comunicação P2P, ou seja, ponto a ponto, usuário a usuário, pessoa a pessoa”.
Da mesma forma que em todo o país, em Imperatriz o número de usuários do Twitter tem crescido significativamente. Segundo dados do IBOPE Mídia, por exemplo, “em Florianópolis, 82% dos entrevistados acessam alguma rede. No Grande Rio esse percentual é de 74% e em São Paulo chega a 64%. Essa turma tende a aumentar ainda mais, veja – entre os que nao entraram nas redes sociais, 1/3 tem intenção de participar. Outra conclusão do estudo é que rede social vicia – para você ter uma ideia, 62% de toda essa gente acessa as redes todo santo dia e 1/3 fica conectado pelo menos uma hora diariamente”.
Mas as redes sociais também são utilizadas para fins profissionais, é o que diz pesquisa realizada pela fabricante de softwares McAfee em 17 países, empresas do Brasil, Índia e Espanha estão entre as que mais adotaram as tecnologias conhecidas genericamente como Web 2.0, que incluem redes sociais como Facebook e Twitter.Nos 17 países, mais de 75% das empresas pesquisadas utilizam algum tipo de rede como Facebook ou Twitter nos seus negócios. No Brasil, Espanha e Índia, o índice superou 90%”.

Os usuários aprovam....


O universitário Joceir Júnior, 25 anos, explica sua relação com o Twitter: “Mais que um microblog, o Twitter é terra de ninguém onde se busca ser alguém. Ser você mesmo em 140 caracteres. Canal de diversão, aleatoriedades e, principalmente, válvula de escape. Um meio virtual de lazer, um vício, uma mania, uma necessidade. Gosto da aproximação e do compartilhamento de ideias com pessoas que, muitas vezes, estão distantes ou que pareciam inacessíveis (artistas, por exemplo). E de perceber que meus pensamentos não são tão isolados. O twitter é uma importante ferramenta de divulgação promocional e profissional mais que ainda não foi explorado nessa área em nossa cidade. E eu? Eu sou um twitteiro não reabilitado! Me siga lá! @ceizao”.
O professor universitário e jornalista Lucas Reino utiliza o twitter diariamente e de forma ativa desde março de 2008 e afirma: “não entro só pra ler o dos outros, eu escrevo bastante, mando links, fotos. No começo do ano eu passei por Curitiba e por cidades de Santa Catarina, como tinha 3G, tuitei um monte de coisas e acabou sendo muito mais divertido (...) Eu uso a minha conta para assuntos pessoais. Mas acaba que o profissional aparece por lá né. Eu falo sobre aulas, sobre coisas que faço e acaba misturando. Eu já até fui demitido por causa de um tuite”.
Isnande Barros, 46 anos, professor e escritor de um dos blogs mais comentados de Imperatriz (http://isnandebarros.blogspot.com/), afirma : “Eu acho que o twitter é a melhor forma de socialização da informação. Interatividade total. Utilizo para assuntos profissionais, pessoais e políticos. Gosto muito é uma forma de comunicação rápida, onde temos que sintetizar idéias e conceitos. Interfere muito. Eu tenho aprendido muito, pois sigo advogados, deputados, economistas, professores. Eu mesmo estou twittando até pelo celular”.

Um pouco do Twitter...
Criado em 2006 por Jack Dorsey, o Twitter é uma rede social e servidor para microblogging, que permite aos usuários enviar e receber atualizações pessoais de outros contatos (em textos de até 140 caracteres, conhecidos como "tweets"), por meio do website do serviço, por SMS e por softwares específicos de gerenciamento.
As atualizações são exibidas no perfil de um usuário em tempo real e também enviadas a outros usuários seguidores que tenham assinado para recebê-las. As atualizações de um perfil ocorrem através por meio de site do Twitter, por RSS, por SMS ou programa especializado para gerenciamento. O serviço é gratuito pela internet, entretanto, usando o recurso de SMS pode ocorrer a cobrança pela operadora telefônica.
A estimativa do número de usuários é baseada em pesquisas independentes já que a empresa não informa oficialmente número de contas ativas. Em novembro de 2008, Jeremiah Owyang estimou que o Twitter possuia entre 4 a 5 milhões de usuários. Já em maio de 2009, outro estudo analisou mais de 11 milhões e meio de contas de usuários.Um estudo da Universidade de Harvard concluiu que apenas 10% dos usuários produzem 90% do conteúdo.  (Fonte: Wikipédia)



FONTE: Imperatriz Notícias

0 comentários

Faça aqui o seu comentário

Copyright 2009 Simplex Celebs All rights reserved Designed by SimplexDesign